1ª Clínica Internacional de Técnicos da FPFA

Nos dias 9 e 10 de junho, a Federação Paranaense de Futebol Americano organizará a primeira Clínica Internacional de Técnicos de Futebol Americano, em conjunto com a PUC Paraná. A clínica será no campus da PUCPR, quatro técnicos norte-americanos irão ministrar palestras e coordenar o treinamento dos participantes. As aulas serão compostas por três baterias de palestras, no sábado, e uma bateria de palestra mais duas baterias de exercícios, no domingo.

O primeiro dia focará na tática do Futebol Americano, explicando algumas nuâncias de posicionamento e apresentando algumas formações e filosofias de jogo. O intuito será demonstrar que o esporte vai muito além de somente pancadas e força física. No segundo dia, os técnicos demonstrarão, na prática e na teoria, alguns exercícios e fundamentos básicos do esporte. O objetivo será reforçar a técnica como instrumento de segurança e transmitir algumas “dicas” e sugestões para os praticantes e técnicos brasileiro. Além das palestras focadas em tática e técnica do esporte, os palestrantes irão discutir as diferenças em trabalhar com Futebol Americano nos EUA, Brasil e México, baseado nas suas experiências nestes países como atletas de alto rendimento ou como técnicos.

Os irmãos Maurice “Moe” Arthur Banks e Andrew “Drew” Banks são, atualmente, técnicos do Joinvile Gladiators, de Santa Catarina. Antes de chegar ao Brasil, Moe atuou como atleta e treinador na equipe da Universidade de Georgetown Hoyas e foi campeão mundial em 2011, defendo a seleção americana. Além de discutirem tática e técnica poderão elaborar mais das diferença da prática do FA no Brasil e nos EUA.

A Clínica Internacional de Técnicos de Futebol Americano também contará com dois coordenadores que tem experiência no FA brasileiro. O técnico do Cuiabá Arsenal, Clayton Lovett, atuou em campo pela Hastings College e teve seu primeiro cargo na coordenação técnica no Brasil. Seu sucesso foi tão grande que ele foi convidado para ser Coordenador Defensivo da Seleção Brasileira, no amistoso de janeiro de 2012 contra o Chile. A Seleção ganhou de 33×0. O outro técnico com experiência no país é Darvin Robertson, que já trabalhou com praticamente todas as equipes de Curitiba e conhece o FA Paranaense como poucos. Depois de uma carreira extensa nos EUA, ele começou como técnico do Curitiba Brown Spiders, passou pelo Curitiba Hurricanes e hoje é técnico do tetra-campeão paranaense, Coritiba Crocodiles.

O principal palestrante será o técnico Robert Peay, que jogou pela Hastings College e teve uma carreira de sucesso em campo. Depois de uma breve história de conquistas no Futebol Americano de Arena, ele começou a carreira como coordenador de defesa de uma das melhores equipes do FA universitário no México, na Universidad de las Americas em Puebla Aztecas. Seus jogadores tem sido destacados com premiações nas últimas temporadas, inclusive o Melhor Jogador de Defesa do Campeonato Mexicano e 3 jogadores convidados para a Seleção do Mudo sub19 que venceu pela primeira vez a Seleção Americana sub19, em fevereiro deste ano. Além de treinador, o técnico Peay também é olheiro da Universidade de las Américas e recruta atletas internacionalmente.

A entrada será gratuita, mas todos os interessados devem comunicar interesse pelo email fpfa2012@hotmail.com para que a organização possa providenciar o material do evento e os certificados de participação que serão entregues à todos os participantes. O número de lugares é limitado à 260 participantes, e os primeiros a confirmarem presença terão prioridade.

Confira o cronograma

Fonte: Assessoria FPFA

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s